Vegetarianismo
- Lílian Rangel Moura
- 19 de jun. de 2018
- 3 min de leitura

O vegetariano é aquele que não consome nenhum tipo de carne (nem peixe! rs) e dependendo da inclusão dos derivados animais à dieta, recebe uma terminologia diferente.
Alguns exemplos de vegetarianismo:
Vegano: não consome nenhum produto proveniente do reino animal;
Vegetariano estrito: não utiliza nenhum derivado animal na sua alimentação;
Lactovegetarianos: consomem leite e laticínios;
Ovolactovegetarianos: consomem ovos, leite e laticínios;
Semi-vegetarianos: consomem peixe e outros tipos de carne menos de uma vez por semana.
A dieta vegetariana pode levar ao emagrecimento, à manutenção do peso e à obesidade. Tudo vai depender da dieta, do estilo de vida e do metabolismo de cada indivíduo.
Vegetarianos e veganos tem um risco reduzido de certas condições de saúde, incluindo doenças isquêmicas do coração, diabetes tipo 2, hipertensão, certos tipos de câncer e obesidade.
De acordo com a posição da Academia de Nutrição e Dietética, dietas à base de plantas são mais ambientalmente sustentáveis do que as dietas ricas em produtos animais porque usam menos recursos naturais e são associados com menores danos ambientais.
Qual cuidado devo ter com a minha alimentação vegetariana?
O consumo de proteínas por vegetarianos geralmente apresentam valores menores comparados ao consumo proteico de onívoros e a composição das proteínas de origem vegetal é considerada incompleta por não possuir todos os aminoácidos essenciais.
Porém, combinar uma variedade de proteínas vindas de alimentos vegetais ao longo do dia, fornecem todos os aminoácidos essenciais quando as recomendações calóricas são atendidas.
Os nutrientes que exigem atenção no cardápio do ovolactovegetariano são ferro, zinco, e ômega-3 e no vegano deve-se dar atenção à vitamina B12, vitamina D e ao cálcio.
As dietas ovolactovegetarinas e lactovegetarianas podem ofertar a vitamina B12 necessária ao organismo. Na dieta vegana, que não inclua alimentos enriquecidos com essa vitamina em teor adequado, é necessário suplementação. Esse é o único nutriente que pode estar ausente na dieta vegana.
Independente do tempo de vegetarianismo, todo vegetariano, que consuma ou não derivados animais, deve ter o nível sanguíneo de vitamina B12 avaliado (e onívoros também, visto que a prevalência de deficiência também é elevada).
Casos de deficiência da vitamina B12 (tanto em onívoros como em vegetarianos) não devem jamais ser tratados com a dieta, pois essa conduta é ineficaz.
O vegetarianismo afeta o desempenho esportivo?
Não foram identificadas diferenças entre dietas vegetarianas e dietas onívoras quando o desempenho físico foi comparado e conforme revisão realizada por FERREIRA et al., a capacidade aeróbica não pareceu ser afetada pela adoção de uma dieta vegetariana, DESDE QUE esta atenda às necessidades nutricionais do atleta.
Uma vez ajustada a dieta vegetariana para oferecer todos os nutrientes necessários à manutenção da saúde e rendimento esportivo, não há diferenças em relação aos indivíduos onívoros. Alcançar a adequação de micronutrientes é uma preocupação importante para todos os atletas e uma dieta vegetariana, elaborada a partir de um planejamento correto de alimentos variados e suplementação adequada (somente em casos específicos), atinge as necessidades dietéticas dos atletas satisfatoriamente sem prejuízos ao desempenho atlético.
* Porém a disponibilidade de evidências é limitada e portanto mais pesquisas futuras são necessárias.
Concluindo:
Conforme parecer técnico do CRN-3: Dietas vegetarianas que atendem às necessidades nutricionais oferecem benefícios à saúde e podem promover crescimento, desenvolvimento e manutenção adequados em todas as etapas do ciclo da vida, bem como diminuir o risco de doenças crônicas não transmissíveis.
Apenas a vitamina B12 não será encontrada na dieta vegetariana estrita. Os demais nutrientes podem ser obtidos com abundância e boa biodisponibilidade em todas as dietas vegetarianas, inclusive na vegana.
“Nada beneficiará mais a saúde da humanidade e aumentará as chances de sobrevivência da vida na terra quanto a dieta vegetariana” (Albert Einstein)
Precisa de uma ajuda profissional para adequar e planejar sua alimentação de forma individualizada? Conte comigo!
Para maiores informações entre em contato e agende sua consulta.
Referências:
Comments